Modernização: A importância da mudança das rádios AM para FM
Modernização: A importância da mudança das rádios AM para FM

Você já deve ter percebido que um grande número de rádios AM (Modulação de Amplitude) está mudando para FM (Modulação de Frequência)? A migração das rádios AM para rádios FM começou no Brasil em 2009. A necessidade de radiodifusores manterem as emissoras que estavam ou ainda estão no formato AM aprimorando suas transmissões foi o que motivou essa migração para o FM.

O governo estabeleceu uma meta para que todas as emissoras de rádio que ainda operam na faixa AM migrem para a modulação FM até 2020. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) apoia a migração do AM para o FM.

Em 2015 foi criada na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar da Migração das Rádios AM para o FM e da Digitalização do Rádio com o objetivo de apoiar, defender e acompanhar a migração do AM para o FM. O presidente da Frente, o deputado federal Eli Corrêa Filho (DEM-SP), que também é radialista, explica que com a migração a qualidade do som irá melhorar. “É nosso dever lutarmos por uma qualidade de som melhor para o ouvinte que é muito fiel ao rádio AM. Será um trabalho intenso e incansável até que possamos atingir o objetivo, que é a migração”, afirma o deputado paulista.

Por que a rádio FM é melhor que a rádio AM?

As rádios AM possuem longo alcance e sofrem mais interferências eletromagnéticas com comportamentos distintos entre dia e noite e com alta degradação gerada pelo ruído elétrico urbano.  Enquanto as rádios FM têm cobertura mais uniforme entre dia e noite, sendo menos afetadas por interferências radioelétricas.

Como a AM transmite o som por meio da alteração da amplitude do sinal, outras fontes de alta amplitude, como quedas de raios e linhas de energia elétrica causam ruídos, que são misturados com a transmissão. Já com a FM a amplitude mantém-se constante. As vantagens das rádios FM são a eficiência, os custos e a qualidade do áudio.

Cadastre-se aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu