Frente Parlamentar de Enfrentamento às Fake News
Fake News

A velocidade com que as informações correm através das redes sociais (WhatsApp, Youtube, E-mail, Blogs, entre outras), faz com que muitas pessoas sejam influenciadas ao erro do compartilhamento de Fake News. Apesar de o acesso à esses meios de comunicação ser considerado um privilégio, muitas pessoas consomem e passam pra frente notícias falsas na internet.

Por esta razão foi criada a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às Fake News, da qual o deputado federal Eli Corrêa Filho (DEM-SP) faz parte e considera de extrema importância para o combate às notícias falsas. Segundo o parlamentar, este é um problema crônico no Brasil: “Mentiras são veiculadas na internet, Facebook, WhatsApp, e é muito difícil encontrar o autor dessas mentiras. A Câmara dos Deputados está dando o primeiro passo e estarei atuando de forma muito forte no combate às Fake News”, ressaltou.

Dados

Uma pesquisa feita pela Microsoft, maior desenvolvedora de aplicativos do mundo, revela que mais de 70% da população de países emergentes, como o Brasil, procura se informar através das redes sociais, e grande parte do público não checa o conteúdo que lê ou assiste, antes de disseminar.

Ainda segundo a pesquisa, as informações falsas têm 70% mais de chances de compartilhamento, comparadas com as verdadeiras. Se o assunto for política, as possibilidades de a notícia se espalhar aumenta três vezes mais. Com as eleições à vista, há preocupação do Congresso Nacional diante da possível interferência das Fake News nos resultados das urnas.

A falta de checagem dos fatos é um dos motivos para uma Fake News se espalhar com rapidez, pois as pessoas simplesmente compartilham sem verificar se o fato realmente ocorreu. Segundo Marcelo Vitorino, professor de marketing político e digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing, é importante definir o que é exatamente Fake News e como agem os replicadores, aqueles que criam e divulgam notícias falsas com o objetivo de causar danos, a chamada guerrilha profissional.

O que são Fake News?

São informações criadas para confundir e incentivar a disseminação de informações que misturam acontecimentos ou fatos reais com conteúdos inventados. Essas informações vão além das redes sociais, também podem ser disseminadas via Whatsapp, E-mail, Agregadores Multimídia e Blogs.

Cadastre-se aqui

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu